Hello World!
Hello World!

É isso mesmo! Quem adquirir a Gedeaninha através da campanha no Catarse poderá receber no dia do evento, pelas mãos da própria Gedeane! Eu que não sou bobo comprei logo duas 😉

Como todo projeto que se preza, é lógico que algumas pessoas já tiveram acesso à placa, e as redes já estão pipocando com várias publicações. Duvida? Abre aí a sua rede social favorita e procure pela hashtag #gedeaninha (sério, vai lá, eu espero).

Se você ainda não sabe do que estamos falando, eu explico: o Arduino Uno é de longe o mais usado em protótipos, mas para projetos wearables acaba sendo exagerado por conta do tamanho e consumo. A principal opção para este tipo de projeto é o Arduino Lilypad, de tamanho (relativamente) discreto e baixo consumo, além das placas Digispark baseadas no ATTiny85. Porém ambos tem suas limitações e bugs: em resumo, Lilypad precisa de conversor serial externo, e dizem que costuma ter altos bugs no upload; Digispark não pode ficar plugada o tempo todo (é preciso desconectar e reconectar para o upload), tem pouca memória (6k) e poucos pinos I/O disponíveis (6,  porém 2 são para comunicação USB e devem ser usados com cautela).

Pra tornar o processo mais simples com um número razoável de portas I/O, o Otávio Nogueira da Tato Equipamentos criou a placa baseada no ATTiny841; e pra dar nome (e layout) a uma plaquinha desse porte, ninguém melhor que a própria miss wearables!

Layout da Gedeaninha
Layout da Gedeaninha

A campanha começou em março e vai até o dia 12 de maio (Arduino Day!), e todos os detalhes estão na página https://www.catarse.me/gedeaninha. Ah, além da placa tem também cotas que incluem LEDs costuráveis e/ou linha condutiva.

“Ah, mas eu não sei como funciona isso de crowdfunding”… É simples: vai no site, cadastra, escolhe a cota, paga no boleto ou cartão, e pronto! Só não vale deixar pra última hora, porque boleto leva mais de um dia pra ser compensado (e ela precisa de um tempo pra arrumar as malas né?).

Gostou? Se quiser ver a Gedeaninha em ação, basta procurar pela hashtag #gedeaninha na sua rede social favorita

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: